Não dá para negar: os bancos fazem parte do nosso dia a dia. Há muito tempo vistos como um mal necessário, hoje os bancos estão passando por um momento diferente. O que antes era marcado por transações simples como receber dinheiro ou pagar contas, hoje é uma experiência muito mais dinâmica e memorável.
Os bancos estão mais conectados aos nossos hábitos do que nunca, oferecendo uma infinidade de serviços que antes nem imaginávamos. Fazemos transferências instantâneas pelo Pix, aproveitamos clubes de benefícios, e até garantimos ingressos para shows em pré-vendas exclusivas.
Mas com tantas opções, como ficam as escolhas e preferências dos brasileiros? O que eles esperam dos bancos no dia de hoje?
Para responder essas e outras perguntas, trouxemos os principais insights da nossa Pesquisa Bancos 2025, com dados atualizados sobre como os brasileiros estão se relacionando com as novas funcionalidades bancárias. Continue a leitura e confira os principais números sobre os bancos no Brasil.
A seguir você vai conferir:
Os bancos mais conhecidos no Brasil
Por que os brasileiros querem novos bancos?
Produtos e serviços bancários mais usados
Quais são os bancos mais recomendados no Brasil?
Baixe a pesquisa completa
Como obter insights para o seu mercado
Quais são os bancos mais conhecidos no Brasil?
Quando pensamos nos bancos mais conhecidos do Brasil, é fácil imaginar que os gigantes tradicionais estariam no topo da lista. Afinal, esses bancos têm presença em todo o país, com agências físicas, programas sociais e um longo histórico de confiança entre os brasileiros.
Mas será que esse cenário bate com a realidade? Com o crescimento dos bancos digitais nos últimos anos, os tradicionais continuam dominando?
Os resultados da nossa pesquisa mostram um panorama bem interessante. A Caixa Econômica Federal é o banco mais conhecido no Brasil, com 89% de reconhecimento. Logo atrás vemos Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Nubank, todos com 88%.
Os bancos tradicionais ainda são os mais conhecidos, mas ainda sim é impressionante como o Nubank, um banco relativamente novo, conseguiu seu espaço no meio dos gigantes tradicionais, não é mesmo? E mudanças como essas foram o motivo pelo qual os bancos tradicionais precisaram se acelerar e explorar o ambiente digital.
A verdade é que a época que o brasileiro tinha poucas opções para movimentar seu dinheiro ficou para trás. O futuro dos bancos no Brasil está mudando, e é bem interessante acompanhar como vai ser essa transição nos próximos anos. Será que nos próximos anos o cenário bancário será ainda mais digital?
Por que os brasileiros querem novos bancos?
Quando falamos da relação dos brasileiros com seus bancos, podemos ver um perfil bastante fiel. A pesquisa mostra que 65% dos clientes estão no mesmo banco há, pelo menos, cinco anos, e mais da metade (52%) afirma que é pouco provável mudar de instituição no futuro.
Mas isso não quer dizer que todos os clientes estejam completamente fechados para mudanças. Ainda existe uma pequena parcela que se mantém aberta a novas possibilidades, principalmente quando enxergam benefícios que façam valer a pena abrir conta em uma nova instituição.
O que realmente chama a atenção são fatores bem claros: cartão de crédito sem anuidade (59%), programas de vantagens e fidelidade (55%) e a praticidade de resolver tudo pelo celular ou pelo computador (42%).
E aqui entra um detalhe bem importante: nem sempre abrir uma conta nova é sinônimo de trocar de banco. Muitas vezes, o cliente mantém mais de uma opção, sem migrar de vez.
Produtos e serviços mais usados
Os bancos oferecem uma grande variedade de produtos e serviços, mas, na prática, nem todos fazem parte do dia a dia dos clientes.
O que realmente se destaca é o uso dos cartões: 80% dos brasileiros utilizam cartão de crédito e 71% usam cartão de débito. E faz sentido, né? Os cartões de crédito facilitam o processo de aquisição dos consumidores, especialmente quando falamos de itens de alto valor, enquanto os cartões de débito são super práticos para a rotina.
Logo em seguida, aparece um dado interessante: 44% dos entrevistados afirmam ter algum tipo de investimento. Embora esse número ainda esteja longe da adesão massiva aos cartões, indica que uma parcela considerável dos clientes enxergam os bancos também como parceiros na hora de fazer o dinheiro render.
Quais são os bancos mais recomendados no Brasil?
Agora que você já sabe quais são os bancos mais conhecidos, vamos mudar a perspectiva e ver quais são os mais recomendados pelos próprios clientes. Esses dados vêm direto do nosso estudo anual NPS Benchmarking, que em 2025 ouviu mais de 450 mil consumidores em todo o Brasil.
O NPS (Net Promoter Score) é uma métrica que mede a satisfação e a lealdade dos clientes. No setor bancário, o pódio é composto por players que se destacam pela experiência do cliente, e é bem diferente dos resultados dos bancos mais conhecidos.
Apesar da Caixa ser o banco mais conhecido pelos brasileiros, não chega a ocupar um lugar no top 3 de bancos mais comendados do Brasil. O Nubank, por outro lado, que aparece em quinto lugar como banco mais conhecido do Brasil, garante o terceiro lugar como banco mais recomendado.
Aliás, a nota de todo o setor bancário evoluiu bastante. A nota geral dos bancos no estudo aumentou de 43 para 47, um crescimento notável que mostra a melhoria na qualidade dos serviços.
Essa evolução tem motivos claros, apontados pelos principais motivos de nota: a qualidade dos produtos e serviços, a facilidade e agilidade nos canais de atendimento e, claro, a inovação e modernidade que estão cada vez mais presentes.
Baixe grátis a pesquisa sobre bancos!
Nesse artigo, destacamos alguns dados sobre como os brasileiros usam serviços bancários e suas preferências. Esses número são super importantes para que o setor bancário se mantenha alinhado com as necessidades dos clientes e se adapte às novas tendências de consumo.
Para ainda mais insights e dados sobre o setor bancário no Brasil, baixe agora a pesquisa completa!
Na edição de 2025 da pesquisa bancos, entrevistamos 1.015 pessoas que são clientes de bancos, sendo 44% mulheres e 56% homens. Todos os participantes têm mais de 16 anos e representam diversas faixas de renda e regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pp.
Insights para o seu mercado
Entender tendências, evoluções e mudanças é o que permite os negócios se prepararem para o futuro! E assim como você viu o panorama do setor bancário, a sua empresa também pode se beneficiar de insights valiosos sobre o seu próprio mercado.
Com a pesquisa de mercado certa, é possível entender melhor o comportamento do seu público, identificar oportunidades de crescimento e tomar decisões mais assertivas para o futuro do seu negócio.
Que tal descobrir tudo o que os dados podem fazer por você? O Opinion Box é especialista quando o assunto é descobrir insights de mercado, e com certeza podemos te ajudar com informações úteis para contornar os desafios que a sua empresa enfrenta nesse momento.
É só entrar em contato com o nosso time de especialistas, e começar a crescer com base em dados reais!